Eder Wilker Borges Pena

Eder Wilker Borges Pena

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1663472744484222
Pós-Doutorando no Departamento de Música (CMU-ECA) da Universidade de São Paulo (USP) com bolsa FAPESP. Doutor em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) sob a orientação da Profa. Dra. Lia Vera Tomás e bolsista FAPESP com período sanduíche (Visiting Scholar - BEPE/FAPESP) pela Columbia University in the City of New York, sob orientação de Walter M. Frisch. Mestre em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), sob a orientação da Profa. Dra. Lia Vera Tomás, com pesquisa sobre a natureza da música humorística em Erik Satie. Bacharel em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual realizou uma Iniciação Científica sobre os problemas estéticos da Música Eletroacústica em sua fase inicial e defendeu seu TCC sobre a utilização do texto no processo composicional de Erwartung (Op.17) de Arnold Schoenberg, ambos sob a orientação do Prof. Dr. Celso Cintra (UFU). Post-doc researcher at the Department of Music (CMU-ECA), University of São Paulo (USP), funded by FAPESP. Holds a Ph.D. in Music at the State University of São Paulo (UNESP), supervised by Prof. Lia Vera Tomás with funding by FAPESP and exchange period (Research Internships Abroad - BEPE/FAPESP) at Columbia University in the City of New York, supervised by Walter M. Frisch. Received his MA in Music at the State University of São Paulo (UNESP), supervised by Prof. Lia Vera Tomás, working on the nature of humorous music in Erik Satie. BA in Music at the Federal University of Uberlândia (UFU), with undergraduate research projects on the aesthetic problems of electroacoustic music in its initial phase, and on the use of text in the compositional process of Arnold Schoenberg's Erwartung (Op. 17), both supervised by Prof. Dr. Celso Cintra (UFU).

Pesquisa e arte

(Re)Agentes de Formação do Experimentalismo: O projeto atual consiste em abordar a correspondência e escritos dos experimentalistas estadunidenses da primeira metade do século XX a fim de demonstrar os processos da formação da estética experimental, assim como explorar a conexão da filosofia transcendentalista sobre a construção do pensamento experimental estadunidense como algo nativo. Realizaremos um estudo acerca das prerrogativas dos transcendentalistas que possuíram força motriz em moldar o pensamento dos primeiros experimentalistas e a seleção e análise crítica dos textos dos experimentalistas da primeira metade do século XX. Com isto, esperamos trazer à luz os diversos (re)agentes do experimentalismo catalisados por Cowell, protagonistas e coadjuvantes, que o tornaram uma estética hábil no pós-guerra.

Research and Art

(Re)Agents of the Formation of Experimentalism: This project will address the correspondence of the experimentalists from the first half of the twentieth century to deconstruct the interpretative possibility of a messianic aspect that the figure of Henry Cowell may represent in the formation of experimental aesthetics, as well as to explore the link between the transcendentalist philosophy in the construction of the American experimental thinking as something indigenous. To achieve it, based on a discussed and adopted concept of experimentalism and in the existing bibliography on the subject, we will make a study of the transcendentalists' prerogatives that were impellent in molding the thinking of the first experimentalists and the selection, translation, and critical analysis of the experimentalists' correspondence from the first half of the twentieth century. Herewith, we hope to bring into the limelight the many (re)agents of experimentalism catalyzed by Cowell, leading or supporting, that made it possible in the post-war and demystify the underlying idea of a part of the current musicology of experimentalism as an autonomous product of the second half of the twentieth century.


Produção selecionada / Selected outputs

“Unsilencing” the Silence: Unacknowledged Silent Pieces (OPUS)

Experimentalismo: estética, musicologia e retroatividade conceitual (OPUS)

Satie e a arte da polifonia (OPUS)

A utilização do texto no processo composicional de Erwartung Op.17 de Arnold Schoenberg (Vórtex)

On approaching humorous music: Analysis and composition (Scholarly Papers of Russian Gnesins Academy of Music)