Conversa com Lílian Campesato & Valéria Bonafé
Conversa com Lílian Campesato & Valéria Bonafé
Segunda-feira, 19 de maio de 2025, 14h
Sala 12 do Departamento de Música - USP
Microfonias: invenção e compartilhamento de escuta
microfonias.net
Desenvolvido pelas artistas e pesquisadoras Lílian Campesato e Valéria Bonafé, Microfonias: invenção e compartilhamento de escuta é um projeto de natureza prático-teórica que associa pesquisa e criação artística. Por meio de ações relacionais, experimentamos e refletimos sobre questões éticas, poéticas e políticas implicadas na escuta. Desde o início das nossas atividades, temos apoiado nossas ações em metodologias não-convencionais, como a realização de conversas gravadas, a coleta de áudio testemunhos, a troca de correspondências artísticas, a elaboração de relatos afetivos de escuta, a exploração de formatos alternativos de escrita, entre outras. Nossa pesquisa mais recente é o projeto Des-habitar escutas: escuta em disputra na Cracolândia. Nesse projeto, por meio de um conjunto de ações artísticas participativas, propomos uma reflexão crítica sobre uma realidade urbana marcada por contrastes sociais, econômicos e políticos extremos e traçamos um caminho para imaginar novas formas de escutar as relações e conflitos entre pessoas, lugares e contextos.
Lílian Campesato (1981)
www.liliancampesato.net
Artista, pesquisadora e curadora. Seus trabalhos dialogam diretamente com a ideia de performar escutas, sejam elas íntimas ou estranhas, ao mesmo tempo revelando o modo como ela escuta a si mesma e partilha essa escuta com os outros. Suas pesquisas acadêmicas e artísticas têm se misturado na tentativa de produzir uma abordagem que parte daquilo que é particular, subjetivo e afetivo.
Valéria Bonafé (1984)
www.valeriabonafe.com
Artista, pesquisadora, educadora e curadora. Sua prática integra processos criativos, investigativos e pedagógicos centrados no som e na escuta, e se desenvolve num campo interdisciplinar entre a música, as artes sonoras, os estudos do som e a pesquisa artística, sob perspectivas decoloniais e feministas.