Rogério Costa
![]() |
Rogério Costa web: http://www.rogeriocosta.mus.br https://orquestraerrante.eca.usp.br CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1102723692631539 |
---|---|
Compositor, performer, saxofonista e investigador. Professor livre docente no Departamento de Música da Universidade de São Paulo. Atualmente, coordena projetos de pesquisa sobre a improvisação e suas conexões com outras áreas de estudo tais como composição, educação, tecnologia, etnomusicologia, filosofia, as ciências cognitivas, micropolítica e decolonialidade e possui uma vasta produção bibliográfica sobre esses temas publicada em revistas, anais de congresso e livros. O mais importante dos seus projetos atuais é a Orquestra Errante, grupo que desenvolve pesquisas sobre improvisação e práticas criativas coletivas. Fundada em 2009, a OE é constituída por alunos da graduação e da pós-graduação Universidade de São Paulo e funciona de forma horizontal e democrática. Atualmente o professor Costa é um dos pesquisadores principais do NuSom. Autor do livro Música Errante: o Jogo da Improvisação Livre, em 2024 publicou o livro Autour de l' Improvisación: Essais em colaboração com as professoras Inés Pérez-Wilke e Patricia Kuypers. | Composer, performer, saxophonist and researcher. Associate professor at the Department of Music at the University of São Paulo. Currently, he coordinates research projects on improvisation and its connections with other areas of study such as composition, education, technology, ethnomusicology, philosophy, cognitive sciences, micropolitics and decoloniality and has a vast bibliographic production on these topics published in magazines, annals conference and books. The most important of his current projects is Orquestra Errante, a group that develops research on improvisation and collective creative practices. Founded in 2009, OE is made up of undergraduate and postgraduate students at the University of São Paulo and operates in a horizontal and democratic way. Professor Costa is currently one of NuSom's main researchers. Author of the book Música Errante: o Jogo da Improvisação Livre, in 2024 he published the book Autour de l'Improvisación: Essais in collaboration with professors Inés Pérez-Wilke and Patricia Kuypers. |
Pesquisa e Arte Projeto atual de pesquisa: No meu atual projeto dou continuidade às reflexões sobre a improvisação e sobre as práticas coletivas de criação musical. Investigo as perspectivas micropolíticas das atividades desenvolvidas por grupos que se dedicam à improvisação livre tais como a Orquestra Errante. Uma das hipóteses que pretendo desenvolver é a de que essas atividades podem ser pensadas como forma de resistência às capturas do desejo empreendidas pelo capitalismo neoliberal. Para isso, examino os agenciamentos que ocorrem nos ambientes criativos de improvisação em relação às estratégias de insurgência propostas pela psicanalista Suely Rolnik contra o que ela chama de patologias do regime colonial capitalista. Para verificar essa hipótese examino este tipo de agenciamento de criação investigando seus modos de cooperação micropolítica específicos. A partir do referencial teórico proposto busco averiguar se estes modos de cooperação estabelecem, de acordo com Rolnik, uma pragmática clínico-estético-política entre os participantes que poderia funcionar como uma espécie de antídoto contra a corrupção do desejo empreendida pela macro e micropolítica do capitalismo contemporâneo. Essa temática que tem desdobramentos e conexões com as áreas de educação e composição musical, filosofia, estudos do som e estudos decoloniais, tem sido abordada por mim em vários artigos e textos publicados em livros e revistas. |
Research and Art Current research project: In my current project I continue reflections on improvisation and collective practices of musical creativity. I investigate the micropolitical perspectives of the activities carried out by groups dedicated to free improvisation such as Orquestra Errante. One of the hypotheses I intend to develop is that these activities can be thought of as a form of resistance to the capture of desire undertaken by neoliberal capitalism. To do this, I examine the agencies that occur in creative environments of improvisation in relation to the insurgency strategies proposed by psychoanalyst Suely Rolnik against what she calls the pathologies of the capitalist colonial regime. To verify this hypothesis, I examine this type of creative agency by investigating their specific micropolitical modes of cooperation. Based on the proposed theoretical framework I seek to ascertain whether these modes of cooperation establish, according to Rolnik, a clinical-aesthetic-political pragmatics between the participants that could function as a kind of antidote against the corruption of desire undertaken by the macro and micropolitics of contemporary capitalism. This theme, which has consequences and connections with the areas of musical education and composition, philosophy, sound studies and decolonial studies, has been addressed by me in several articles and texts published in books and journals. |
Produção selecionada / Selected outputs A improvisação musical como ação política Autour de l'Improvisation: Essais Improvisação livre: descolonizar, desobstruir e esvaziar para propiciar o fluxo de materiais e energias Orquestra Errante, vol. 1 e vol. 2 Performance solo em Madrid (projeto Videoacústica/Universidad Carlos I) |