Thayná Bonacorsi

Thayná Bonacorsi

web: https://sites.google.com/view/t-bonacorsi/

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5912780239259806
Violista, pesquisadora e arte-educadora. Mestre em música pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), licenciada em educação musical e também bacharel em Viola, sob orientação do Professor Dr. Emerson de Biaggi pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atuante nos campos da performance e da educação musical, Thayná já trabalhou em projetos de ensino de cordas como a Extensão da Unicamp via Prática de Ensino (2017-2018), no projeto Orquestra da Escola Pró-Música (2018-2021), no Projeto Primeira Nota (2019 - 2022), como arte educadora no Festival Fronteiras (2021) e como Orientadora do Laboratório Cultural - Música do SESC Paraná (2022 - 2024). Atualmente integra o Programa de Pós Graduação em Música da Universidade de São Paulo (USP) na linha de Sonologia: Criação e Produção Sonora, onde realiza pesquisas sobre pedagogia e a performance musical de instrumentos de cordas friccionadas e suas afetações por tecnologias digitais dentro da relação humano-máquina. Violist, researcher, and art educator. Master's degree in music from the State University of Maringá (UEM), licensed in music education, and also holds a Bachelor's degree in Viola under the guidance of Professor Dr. Emerson de Biaggi at the Institute of Arts of the State University of Campinas (Unicamp). Active in the fields of performance and music education, Thayná has worked on string teaching projects such as Unicamp's Extension through Teaching Practice (2017-2018), the Pró-Música School Orchestra project (2018-2021), the First Note Project (2019-2022), as an art educator at the Fronteiras Festival (2021), and as a Supervisor of the Cultural Laboratory - Music at SESC Paraná (2022-2024). She is currently part of the Graduate Program in Music at the University of São Paulo (USP) in the line of Sonology: Creation and Sound Production, where she conducts research on pedagogy and the musical performance of bowed string instruments and their impacts by digital technologies within the human-machine relationship.

Pesquisa e arte

Projeto atual pesquisa: Dedica-se a investigar materiais artísticos-musicais sobre a mudança de mediação, ou seja, quando a tecnologia digital deixa de ser um meio pelo qual distribuímos o nosso produto musical e adquire força para se tornar definidora de uma potência interpretativa e criativa que cabe ao performer. A hipótese geradora se apresenta através da adaptação que os performers passam, de uma prática analógica voltada para o palco italiano para interfaces com o meio digital: das formas de se estar presente e das reações corporais que se alteram conforme o ambiente se apresenta. Partindo das crescentes publicações acerca das possibilidades musicais em interface com as ferramentas digitais, por meio de contatos não aplicáveis ao tradicional conceito do “presencial”, a virtualidade ganha “corpo” e se apresenta como um campo próprio de pesquisa. Apresentando reflexões de base teórica para a produção da presença do sujeito intérprete, com as ferramentas da fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty, da filosofia da presença de Gumbrecht e do impacto percebido pela bagagem agregada da pesquisadora proponente ao investigar tecnologias e sua relação com o corpo do performer, questiona como tem se dado as dinâmicas de mediação das ‘novas’ formas de presença virtual, dentro de uma arte marcada pela presença física?

Research and Art

Current research project: Dedicated to investigating artistic-musical materials regarding the change in mediation, that is, when digital technology ceases to be a means through which we distribute our musical product and gains strength to become a defining force of interpretative and creative power for the performer. The generating hypothesis is presented through the adaptation that performers undergo, from an analog practice focused on the Italian stage to interfaces with the digital medium: the ways of being present and the bodily reactions that change as the environment presents itself. Based on the growing publications about musical possibilities in interface with digital tools, through contacts not applicable to the traditional concept of “in-person,” virtuality gains “body” and presents itself as its own field of research. Presenting theoretical reflections for the production of the interpreter's presence, with the tools of Merleau-Ponty's phenomenology of perception, Gumbrecht's philosophy of presence, and the impact perceived by the proposer's accumulated experience in investigating technologies and their relationship with the performer's body, it questions how the dynamics of mediation of the ‘new’ forms of virtual presence have been developing within an art marked by physical presence.


Produção selecionada / Selected outputs

A tecnologia digital, a música e o risco: reflexões das interfaces educacionais (Revista da ABEM)

Notas de pesquisas e contatos em tempos híbridos (MusiMid - Revista Brasileira de Estudos em Música e Mídia)

Falésias (vídeo-arte)

How to use basics (apostila)

Mudando de tom (podcast)