Marina Mapurunga
Marina Mapurunga web: www.mapu.art.br CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7480609285486625 |
|
---|---|
Artista e pesquisadora que atua no campo do audiovisual (som direto, edição de som e sound design), da arte sonora e da música. Professora de som dos cursos de Cinema e Audiovisual e Artes Visuais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), desde 2013. Coordenadora do projeto de extensão SONatório (Laboratório de pesquisa, prática e experimentações sonoras da UFRB) e da OLapSo (Orquestra de Laptops SONatório - UFRB). Doutora em Sonologia (ECA/USP), mestra em Comunicação (UFF); especialista em Audiovisual em Meios Eletrônicos (UFC), especialista em Música para Cinema e TV (CBM-RJ), graduada em Letras (UECE) e Realizadora Audiovisual (Escola Pública de Audiovisual de Fortaleza Vila das Artes). | Artist and researcher in the fields of audiovisual, sound art and music. Marina has been teaching sound in the Cinema and Audiovisual and Visual Arts courses at Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) since 2013. She is the coordinator of OLapSo (SONatório Laptop Orchestra – UFRB). Marina holds a PhD in Sonology (University of São Paulo), an MA in Communication (Fluminense Federal University), specialist degrees in Audiovisual in Electronic Media (Federal University of Ceará) and Music for Sound and TV (CBM-RJ), bachelor degree in Letters (Federal University of Ceará) and a degree in Audiovisual (Escola Pública de Audiovisual de Fortaleza Vila das Artes). |
Pesquisa e Arte Projeto atual de pesquisa: "Pedagogias do som para o audiovisual" é um projeto de pesquisa que visa investigar, experimentar e construir pedagogias do som que venham a contribuir com o ensino de som em cursos de Cinema e Audiovisual. Além das práticas sonoras tradicionais do cinema (como captação de som direto, edição de som, mixagem), visamos explorar outras possibilidades de praticas sonoras. Com estas outras praticas sonoras, que chamaremos de experimentais, como as caminhadas sonoras, as construções de objetos sonantes, a criação de mapas sonoros e de escuta, a invenção de narrativas sonoras, buscamos dar atenção não apenas a uma escuta técnica e criativa que visa um produto final, mas a uma escuta processual, coletiva e criativa, uma escuta que experimenta, que (re)inventa, e que favorece a emergência de modos de conviver. |
Research and Art Current research project: "Pedagogies of sound for audiovisual" is a research project that intends to investigate, experiment and formulate sound pedagogies that contribute to the teaching of sound in Cinema and Audiovisual courses. Moving beyond traditional cinematographic sound practices (such as sound recording, editing and mixing), we attempt to explore other possible sonic practices. With these other practices, which we shall call experimental, such as soundwalks, the building of sounding objects, sound maps and listening maps, the invention of sonic narratives, we focus not only on a technical and creative listening that aims at a final product, but also on a processual, collective and creative listening, a listening mode that experiments, (re)invents, and allows the emergence of other modes of coexistence. |
Produção selecionada / Selected outputs Reativação da escuta: práticas sonoras experimentais como estratégias para o ensino de som em cursos de cinema e audiovisual (Tese de Doutorado) Culinária Sonora: uma análise da construção sonora d'O Grivo em cinco "Micro-Dramas da Forma" de Cao Guimarães (Dissertação de Mestrado) A escuta visual e a produção sonora em tempo real em performances audiovisuais (Revista Brasileira de Música) SENSVS (dir. Marina Mapurunga, 2010, cor, HDV, 20', experimental) Estafa Mental (performer Marina Mapurunga, 2019, cor, 15') |