Gustavo Branco Germano
Gustavo Branco Germano
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Gustavo Branco Germano é doutorando em Processos de Criação Musical pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Mestre (2020) e Licenciado (2017) em Música pela mesma instituição. Seu projeto de pesquisa atual investiga as relações entre arte e documentação em trabalhos brasileiros de gravações de campo. Realizou estágios de pesquisa (BEPE-FAPESP) na City University of New York, com orientação do compositor David Grubbs, e na State University of New York at Stony Brook, com orientação do etnomusicólogo Benjamin Tausig. Como guitarrista e compositor, participou dos grupos NME e Camerata Profana. Desde 2015, integra do NuSom - Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo. | Gustavo Branco Germano is a PhD candidate at the School of Communications and Arts, University of São Paulo (ECA-USP) and holds an MA in Music (2020) and a Bachelor in Music Education (2017) from the same institution. His current research project focuses on the relationships between art and documentation in Brazilian field recordings. He was a visiting scholar at CUNY Graduate Center, working with Prof. David Grubbs (2019-2020), and at SUNY Stony Brook, working with Prof. Benjamin Tausig (2023-2024). As a guitarist and composer, he has worked with the contemporary music ensembles NME and Camerata Profana. Since 2015, he has been a member of NuSom – Research Center on Sonology. |
Pesquisa e Arte Projeto atual de pesquisa: Minha pesquisa investiga os usos de gravações de campo na música experimental e na arte sonora brasileira. Me interessa discutir as diferentes formas como artistas brasileiros têm buscado equilibrar interesses estéticos e documentais, produzindo trabalhos que se situam entre os extremos do som-em-si e da documentação. Minha tese tem como objeto principal as gravações de campo produzidas nas últimas duas décadas por Ajitena (Marco Scarassatti), Paulo Dantas, Raquel Stolf e Thelmo Cristovam. |
Research and Art Current research project: I'm investigating the uses of field recordings in Brazilian experimental music and sound art. In my dissertation, I try to show how contemporary Brazilian field recordists have attempted to balance aesthetic and documentary interests, positioning their works somewhere in between the opposite extremities of sound-in-itself and sonic documentation. The artists I'm focusing on are Ajitena (Marco Scarassatti), Paulo Dantas, Raquel Stolf and Thelmo Cristovam. |
Produção selecionada / Selected outputs Episódios para uma história da gravação de campo no Brasil (Música Hodie) A retórica documental em gravações de campo (Revista Música) Listening to/with Mar Paradoxo: a collective practice for sharing listenings (Vórtex) "The McBrides are from here": listening to Green Ways as creative cartophony (Organised Sound) Silêncios e durações estendidas no Wandelweiser -- três análises (Vórtex) |