Arthur Faraco

Arthur Faraco

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CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/5150067301059181
Arthur Faraco é músico, professor e pesquisador. É contrabaixista e atua com grupos de música instrumental focados na improvisação (idiomática e livre). É doutorando em Música na USP, sob orientação do Prof. Dr. Rogério Costa, Mestre em Música pela UNICAMP (sob orientação do Prof. Dr. Manuel Falleiros) e Licenciado em Música pela UEL. Foi professor colaborador da Graduação em Música na UEPG entre 2019 e 2021. Como prática artística, tem foco na Livre Improvisação Coletiva e na música instrumental improvisada. Participou de grupos como Orquestra Errante, Coletivo Improvisado, Coletivo de Livre Improvisação Contemporânea, Armila e mut657 (com o qual gravou o disco “Lógica do Acontecimento”). Arthur Faraco is a musician, teacher and researcher. He is a bass player and works with instrumental music groups focused on improvisation (idiomatic and free improvisation). He is a PhD student in Music at USP, under the supervision of Prof. Dr. Rogério Costa, has a Masters in Music at UNICAMP (under the supervision of Prof. Dr. Manuel Falleiros) and a Bachelor in Music at UEL. He was a collaborating professor in the Undergraduate Music program at UEPG between 2019 and 2021. As artistic practice, he focuses on Free Collective Improvisation and improvised instrumental music. He has participated in groups such as Orquestra Errante, Coletivo Improvisado, Coletivo de Livre Improvisação Contemporânea, Armila and mut657 (with which he recorded the album "Lógica do Acontecimento").

Pesquisa e Arte

Projeto atual de pesquisa: Dedica-se à área da Cognição Musical com foco em práticas de Livre Improvisação Coletiva. Com base na psicologia cognitivista e comportamental, busca compreender objetivos coletivos de grupos de improvisação sem referentes, além dos processos de coordenação existentes em tais práticas.

Research and Art

Current research project: Dedicates himself to the area of Music Cognition with a focus on practices of collective free improvisation. Based on cognitivist and behavioral psychology, he seeks to understand the collective goals of improvisation groups without referents, as well as the coordination processes existing in such practices.