Rogério Costa

Rogério Costa

web: http://www.rogeriocosta.mus.br

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1102723692631539
Rogério Costa possui o diploma de Licenciatura em Artes com Habilitação em Música (1983), mestrado em Musicologia (2000), ambos pela USP, e doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2003). Atualmente é professor livre docente e pesquisador vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem experiência na área de artes, com ênfase em composição, teoria e análise musical. Seu principal tema de investigação é a improvisação e suas conexões. Faz parte da equipe de pesquisadores do NuSom, grupo coordenado pelo professor Fernando Iazzetta e sediado no Departamento de Música da ECA/USP. Tem composições para variadas formações incluindo octetos, quartetos, trios, duos, peças para saxofone solo e estudos para piano. Atua ainda como saxofonista em grupos que se dedicam à música experimental e à livre improvisação. É fundador e coordenador da Orquestra Errante. Rogério Costa holds a Bachelor's degree in Arts with a degree in Music (1983), a Master's degree in Musicology (2000), both from USP, and a PhD in Communication and Semiotics from PUC-SP (2003). He is currently a associate professor and researcher linked to the Graduate Program in Music of the School of Communications and Arts of USP. Has experience in the field of arts, with emphasis on composition, theory and musical analysis. His main research theme is improvisation and its connections. He is part of the research team of NuSom, a group coordinated by professor Fernando Iazzetta at the Music Department of ECA/USP. He has compositions for various formations including octets, quartets, trios, duos, solo saxophone pieces and piano studies. He also acts as saxophonist in groups that dedicate themselves to experimental music and free improvisation. He is founder and coordinator of the Orquestra Errante.

Pesquisa e Arte

Projeto atual de pesquisa: Turbulência e coerência: processos de consistência na improvisação livre
Um dos atuais desafios que se coloca para os estudos sobre a improvisação é, por um lado, a procura de uma definição do que seria comum entre as múltiplas e diversificadas práticas que se localizam no amplo território da improvisação livre ou que dela fazem uso e, por outro, do que seria singular e específico de cada uma destas práticas. Nesse contexto, algumas questões já trabalhadas em minhas pesquisas anteriores se recolocam a partir de novas perspectivas: as dualidades controle e não controle, tempo real e tempo diferido, improvisação livre e idiomática, conhecimento de base e referente, intencionalidade e acaso, coletivo e individual. Somam-se ainda algumas problemáticas relacionadas ao uso de novas tecnologias e as ideias de comprovisação e ecocomposição. Nesse projeto procuro aprofundar e estabelecer as conexões entre essas várias abordagens, tendo em vista os objetivos delineados. Para isso, examino e comparo os diferentes processos de consistência sob o ponto de vista de seus materiais sonoros e procedimentos e de seus processos criativos e interativos. Discuto também em que medida e de que forma estas manifestações da improvisação livre resultam de determinadas configurações sociais, culturais e políticas contemporâneas.

Research and Art

Current research project: Turbulence and coherence: processes of consistency in free improvisation
One of the current challenges for the studies on improvisation is, on the one hand, the search for a definition of what would be common among the multiple and diversified practices that are located in the wide territory of free improvisation or that make use of it and, on the other, of what would be unique and specific to each of these practices. In this context, some questions already addressed in my previous research are replaced by new perspectives: the dualities of control and non-control, real time and deferred time, free and idiomatic improvisation, knowledge base and referent, intentionality and chance, collective and individual . There are also some questions related to the use of new technologies and the ideas of comprovisation and ecocomposition. In this project I try to deepen and establish the connections between these various approaches, in view of the objectives outlined. For this, I examine and compare the different processes of consistency from the point of view of their sound materials and procedures and their creative and interactive processes. I also discuss to what extent and in what form these manifestations of free improvisation result from certain contemporary social, cultural, and political configurations.