Estudo em Nylon - Linhas de Fuga

Estudo em Nylon - Linhas de Fuga
Mariana Carvalho

estudo em nylon - linhas de fuga é uma performance-instalação solo, na qual o piano é expandido com fios de nylon no espaço, criando um sistema corpo-piano-nylon-espaço. Os fios vão das cordas do piano às paredes, e são tocados com o corpo todo, breu, nylon e agulhas de tricô de metal. A teia provoca outros modos de tocar, mover e quase dançar - corporalidades, cruzamentos e conexões de som e espaço.

Smiley face

"?/11/2017
Ligar os fios de outras maneiras, expandir o piano. A imagem de um piano expandido, esse lugar que é tão meu e que se expande. Há uma estrutura ali, um ponto de partida do qual se ramificam novas conexões, linhas de fuga. Multiplicar as capacidades associativas na presença, a partir da experimentação e na interação. A ideia de um corpo expandido formado por um corpo
que toca um piano no espaço dá para ser desenvolvida de inúmeras maneiras." (p.77)
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A performance surgiu a partir da imagem de um piano (Fig. 14)** que se expande no espaço através de linhas que saem de sua harpa. Ela une alguns interesses meus: improvisação, técnicas estendidas ao piano, corporalidade e feminismo. Unido à sonoridade metálica das agulhas de crochê e tricô, o nylon foi uma solução sonora para a ideia das linhas que inicialmente eram lã – sempre me fascinaram trabalhos
com bordado, crochê e tricô, uma forma de empoderamento dessas atividades “essencialmente femininas” e restritas ao artesanato. Uma trama sonora no espaço traz novas conexões – linhas de fuga - e provoca outras maneiras de transitar, outras corporalidades no ato de tocar piano. Outra imagem presente foi a das Parcas, divindades gregas que controlavam vida e morte - mais especificamente
Láquesis, que cuida da extensão e do caminho do fio da vida, o início da vida terrena. Quis criar um corpo piano- espaço-eu que se situa numa fissura do espaço-tempo. Lugar alheio ao tempo e espaço (por isso uma instalação/ performance distendida) que fosse essencialmente presença desse corpo configurado, coisa que venho pesquisando a partir da eutonia.

Essa também foi uma forma de amarrar a ideia (anterior ao ¿Música 12?) ao tema Trânsitos e cancelas. Considerei fazer dela uma instalação interativa, e concluí que seria interessante impor uma barreira de circulação ao público e estar presa nesse espaço - eu, mulher, e só eu -, colocar um limite entre a ação que se desenrolava e quem a assistia. Cogitamos até transmitir e projetar a ação dentro da Prainha, por detrás das grades.

Sobre a realização da performance, a imagem inicial só conseguiu se materializar com muita ajuda e uma série de testes. De fato seria impossível realizá-la sozinha. Havia muitas coisas a considerar: o aproveitamento da ressonância do piano; a microfonação; a iluminação de modo a ressaltar a visualidade dos fios; o lugar dos ganchos na parede para prender os fios conforme os furos que já existiam nas paredes do estúdio; a angulação do fio para não perder ressonância batendo na caixa acústica ou nas barras metálicas nem arranhá-las, a direção do fio para que o nó não escorregasse e danificasse os abafadores; os tipos de nós (nós de pesca e caminhoneiro para conseguir dar a tensão necessária e nós de arremate que aguentassem a tensão e não abafassem o som com voltas em demasia); o contrapeso do chicote (rebarba de fio que sobra depois do nó inicial) para fixar o nó na corda do piano e provocar outras ressonâncias etc. Portanto, a escolha das alturas e do posicionamento dos fios foi a que foi possível de ser feita neste momento, totalmente empírica a partir de todas essas considerações. A descoberta do breu potencializou a relação corpo-som que tenho investigado. Com breu suficiente nas cordas, qualquer fricção da pele ou da roupa (de nylon também) com as cordas produzia som, me possibilitando outras configurações corporais.

Apesar dos testes, só durante a performance é que consegui “estudá-la”, experimentar no improviso. Não senti o tempo passar e talvez por medo de ficar horas ali após o término do concerto, talvez por prudência de pensar no cansaço acumulado durante quase 8 horas de montagem, optei por acabá-la no tempo previsto. Mas descobri muitas possibilidades para futuras explorações e desdobramentos."
SP, 04/06/2017
[estudo em nylon, piano expandido; técnicas estendidas]

(p. 77)

CARVALHO, Mariana P. L. T de. Explorações de uma relação particular e de expansão com o piano: presença, interação e experimentação. Monografia-diário, Trabalho de Conclusão de Curso, Departamento de Música da ECA-USP. Orientação: Rogério Costa. São Paulo, 2017.

APRESENTAÇÕES

Música #12 - 22 de maio de 2017
Departamento de Música da ECA-USP, São Paulo.

Ficha técnica
Performance: Mariana Carvalho
Colaboração: Kooi Kawazoe e Missionário José.
Captação de som: Pedro Paulo Santos.
Iluminação: Maíra do Nascimento.
Audiovisual: Caio Antonio, Francisco Miguez, Julia Alves Rodrigues e Maurício Battistuci.
Realização: NuSom
Duração: 69 minutos

Performance-TCC - Mariana Carvalho - 18 de dezembro de 2017
Departamento de Música da ECA-USP
Ficha técnica
Performance: Mariana Carvalho
Colaboração: Kooi Kawazoe
Captação de som: Pedro Paulo Santos
Iluminação: Maíra do Nascimento
Vídeo: Lúcia Esteves
Duração: 10 minutos

CASo Abierto #1 - 17 de Maio de 2018
Centro de Arte Sonoro - Casa del Bicentenario, Buenos Aires, Argentina.

Ficha técnica
Performance: Mariana Carvalho
Piano Cama: Sebastián Rey e Leonello Zambón
Vídeo: Sebastián Durán
Realização: CASo - Centro de Arte Sonoro de la Casa del Bicentenario
Duração: 25 minutos

DESDOBRAMENTOS:

Duo Coz Convida Mariana Carvalho - 15 de abril de 2018
Ficha técnica
Duo Coz: Fabio Manzione (bateria) e Migue Diaz (baixo)
Artista convidada: Mariana Carvalho (estudo em nylon)
Local: Marcenaria do Zé Mazzei
Imagens: Daniel Franco e Paulo Nutti
Agradecimentos: Zé Mazzei

Dissonantes #15 - 05 de maio de 2018
Ibrasotope Música Experimental
Ficha técnica
Solo: Mariana Carvalho (piano preparado e nylon)
Duo: Mariana Carvalho (piano preparado e nylon) e Júlia Teles (teremim)
Produção: Natacha Maurer e Renata Roman
Duração: 50 minutos

Jueves Sesiones #5 - 31 de maio de 2018
IF - Investigaciones del Futuro
Ficha Técnica
Concerto por streaming São Paulo - Buenos Aires
Instalação: Mariana Carvalho, Javier Bustos, Leonello Zambón e Sebastián Rey
Performance 1 de São Paulo com disparos na instalação em Buenos Aires: Mariana Carvalho
Performance 2, em Buenos Aires: Javier Bustos, Leonello Zambón e Sebastián Rey
Programação: Javier Bustos
Colaboração: Davi Donato, Marina Mapurunga, Natália Franciscini
Agradecimentos: Pedro Paulo Santos e Julian Jaramillo
Realização: IF - Investigaciones del Futuro e NuSom