Seminários junto ao IME/USP

Three applications of audio and sensor processing in embedded systems
Palestrante: Gabriel Gómez, doutorando da Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg
Data e hora: ter, 27/08/2013 - 16:00
Local: Sala B-3 do IME/USP

Resumo:
In this talk I will present three applications of coupled audio/sensor signal processing I worked with in the first two years of my PhD, which are summarized below:

1) Sennheiser microphone prototype (Tahoe): http://www.wiretotheear.com/2011/10/28/sennheiser-research-concept-tahoe/
I will present what I did during my internship at Sennheiser Palo Alto on the Tahoe microphone. The Tahoe microphone functions as a wireless microphone and doubles as a midi controller, integrating several different sensors on the body for the musician to control effect gear or software on a computer in the same device, allowing more expressiveness when performing live.

2) BeachTracker: A tracking system I developed for tracking beach volleyball players and the ball from videos taken with a static camera from the audience. The tracking method uses a particle filter approach and was a project together with the Technical University of Munich and the German Beach Volleyball Association.

3) Improvement of spatial audio in hearing-aids: I will present the basic idea about my project with Phonak explaining the advantages and disadvantages of hearing-aid types, and the goal of combining the advantages of the different hearing-aid types in order to improve the spatial perception of the user.
____________
Controle de material audiovisual em eventos culturais
Palestrante: Gilmar Dias, mestrando do IME/USP
Data e hora: ter, 20/08/2013 - 16:00
Local: Sala 3, Bloco B - IME/USP

Resumo:
Neste seminário será apresentada uma proposta de ferramenta para controle de recursos audiovisuais em manifestações artísticas utilizando como base projetos abertos como a Open Lighting Architecture (OLA), que oferece comunicação pelo protocolo padrão de equipamentos de iluminação, DMX512, e a linguagem de programação visual Pure Data, amplamente utilizada para processamento sonoro. O objetivo é reduzir o custo dos equipamentos e tornar mais acessível o conhecimento técnico necessário para manipulá-los fornecendo também novas possibilidades de interação entre os elementos visuais e sonoros.
____________
Processamento de Sinais Sonoros Aleatórios
Palestrante: Marcelo Queiroz
Data e hora: qua, 26/06/2013 - 16:00
Local: Sala B-101 do IME/USP

Resumo:
Neste seminário serão apresentados conceitos elementares do processamento de sinais sonoros aleatórios. A expressão "sinal sonoro aleatório" não deve ser entendida como uma referência a qualquer propriedade sonora/tímbrica ou de caracterização do conteúdo do sinal, mas sim como uma referência à modelagem do sinal e às hipóteses feitas acerca de sua descrição. Abordagens determinísticas e estocásticas para problemas clássicos como predição e interpolação serão comparadas, bem como serão apresentadas soluções para o problema de filtragem estocástica através dos métodos de Wiener e Kalman. Além disso, serão estabelecidas conexões entre os conceitos introduzidos e problemas tradicionais de processamento sonoro, como compressão ADPCM, morphing, dereverberação e redução de ruído.
____________
Música em rede com a Medusa
Palestrante: Flávio Schiavoni
Data e hora: qua, 19/06/2013 - 16:00
Local: Sala B-101 do IME/USP

Resumo:
Este seminário irá apresentar uma visão arquitetural de ferramentas de distribuição de conteúdo musical em tempo real por redes de computadores. Tal modelo arquitetural vem sendo pesquisado como tese de doutorado e resultou no desenvolvimento de uma ferramenta de música em rede chamada Medusa.
Medusa trabalha com várias APIs de áudio e MIDI e também utiliza vários protocolos de transporte. É previsto em seu desenvolvimento que esta ferramenta deverá suportar diversos modelos de endereçamento de rede e também permitir a comunicação de OSC.
Neste seminário apresentaremos uma discussão sobre os elementos que compõem a arquitetura da Medusa e como tais escolhas influenciam no seu desempenho e utilização.
____________
Síntese por modulação de amplitude com realimentação
Palestrante: Antonio Goulart, doutorando do IME/USP
Data e hora: qua, 12/06/2013 - 16:00
Local: Sala B-101 do IME/USP

Resumo:
Neste seminário será apresentada uma nova técnica de síntese sonora baseada na modulação da amplitude de um oscilador a partir da realimentação de sua saída. O sistema será interpretado como um filtro digital PLTV, ou seja, um filtro adaptativo linear cujos coeficientes variam periodicamente. Variações de arquiteturas para síntese utilizando este oscilador também serão apresentadas e analisadas, assim como suas aplicações musicais. Por último, a possibilidade de criar efeitos digitais de áudio (DAFX) com o mesmo sistema será discutida.
____________
MOD - Um gerenciador e processador LV2 ao alcance de seus pés
Palestrante: Bruno Gola, Gianfranco Ceccolini e Rodrigo Ladeira
Data e hora: qua, 05/06/2013 - 16:00
Local: Sala B-101 do IME/USP

Resumo:
MOD é um processador e controlador de plugins LV2 baseado em Linux. Músicos podem acessá-lo via bluetooth e gerenciar suas pedaleiras estabelecendo conexões digitais internas entre as fontes de áudio, plugins e saídas de áudio. Depois que uma pedaleira é salva, pode ser compartilhada com outros usuários na rede social MOD. Os componentes do software são Open Source, o que significa que você também pode usá-lo em qualquer máquina com Linux, não somente no hardware do MOD. A apresentação tem como objetivo introduzir o dispositivo à comunidade e discutir como seu desenvolvimento pode interagir com o desenvolvimento de plugins e o desenvolvimento do padrão LV2.
___________
Chuck e TAPESTREA
Palestrante: Gilmar Dias
Data e hora: qua, 29/05/2013 - 16:00
Local: Sala B-101 do IME/USP

Resumo:
Neste seminário, abordaremos duas novas ferramentas de manipulação de áudio. Na primeira parte, apresentaremos a linguagem de programação ChucK. Voltada para composição, análise e síntese de áudio em tempo real, a linguagem utiliza um modelo de programação concorrente com ênfase no controle temporal. ChucK ainda oferece a possibilidade de adicionar/alterar código durante a execução. Em seguida, iremos apresentar o framework TAPESTREA, projetado para analisar, transformar e sintetizar sons complexos interativamente. Além de sua interface gráfica própria, o software pode ser controlado por scripts ChucK.
____________
O papel das ferramentas na criação musical
Palestrante: Fernando Iazzetta
Data e hora: qua, 22/05/2013 - 16:30
Local: Auditório Jacy Monteiro, Bloco B do IME/USP

Resumo:
A partir da experiência do projeto Mobile vamos levantar algumas questões referentes às ferramentas e interfaces tecnológicas utilizadas na criação musical. Serão apresentados alguns exemplos de utilização de ferramentas tecnológicas nas produções do grupo e abordados alguns problemas que surgem entre as demandas artísticas e as tecnologias disponíveis. Em especial vamos apontar o aspecto da interação entre os projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico e a produção artística experimental.

Para consultar a programação completa, acesse: http://compmus.ime.usp.br/seminarios