Conversa com Paulo C. Chagas

Conversa com Paulo C. Chagas
Som, Verdade e Paradigmas: Imaginações Sonoras

Segunda-feira, 13 de novembro de 2023
Sala 12 do Departamento de Música - USP

Resumo:
Nesta apresentação, discutirei minha pesquisa sobre a fenomenologia do som e da música, concentrando-me nas noções de verdade e paradigma. Iniciarei a palestra explorando a visão de Heidegger sobre a arte como uma ferramenta para alcançar a verdade. Em seguida, analisarei as ideias de Kuhn sobre os avanços científicos por meio de paradigmas e revoluções, comparando abordagens entre ciência e arte para identificar semelhanças e diferenças. Abordarei também o conceito de jogo de linguagem de Wittgenstein e sua relevância nas discussões filosóficas de Agamben sobre paradigma e assinatura. Dentro do contexto da música ocidental, examinarei três paradigmas culturais: vocal, instrumental e eletroacústico. Darei ênfase à noção de aparelho como um processo de subjetivação, investigando como o paradigma eletroacústico expande nossa compreensão dos fenômenos sonoros. Além disso, abordarei a mudança de paradigma da visão hermenêutica subjetiva do mundo para um pensamento moldado pela cibernética e pela teoria da informação. Explorarei a automaticidade dos aparelhos musicais, incluindo o papel do paradigma eletroacústico na evolução da música como aparelho de tortura. Também discutirei o paradigma telemático de Flusser, destacando a complexidade comunicativa na sociedade moderna, e a música de câmara como modelo de comunicação telemática dialógica. Para ilustrar as ideias discutidas, apresentarei meu trabalho de pesquisa "Sound Imaginations", que investiga os conceitos de culturas de escuta e imersão audiovisual.

BIO:
Paulo C. Chagas é um compositor brasileiro de reputação internacional, cuja música desenvolve uma estética pluralista, sintetizando a tradição da música de concerto com as novas formas de música eletroacústica, composição audiovisual, multimídia e música telemática. Chagas estudou composição na Universidade de São Paulo, no Conservatório Real de Música de Liège, Bélgica e música eletrônica na Escola Superior de Música de Colônia, Alemanha. É doutor em Musicologia pela Universidade de Liège (2003). Entre 1980-2004 viveu na Bélgica e Alemanha; entre 1990-1999 foi Diretor de Som do Estúdio de Música Eletrônica da Rádio WRD de Colônia; desde 2004 é Professor de Composição da Universidade da Califórnia, Riverside, EUA, onde reside atualmente. Paulo C. Chagas compôs mais de 200 obras orquestra, música de câmara, música eletroacústica, audiovisual e multimídia. Suas obras resultam de inúmeras encomendas e são regularmente executadas na Europa, Ásia, Estados Unidos, Rússia e Brasil. Recentemente teve obras encomendadas pela Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo – OSUSP (Re-soundings, 2021), Orquestra Sinfônica Brasileira – OSB (Olhe essas águas …, 2022), Orquestra Sinfônica da Unicamp (Outros quadros …, 2022) e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP (A hora das coisas, 2023). Chagas é também pesquisador, com artigos publicados em livros e revistas internacionais em vários idiomas (inglês, alemão, português, francês e russo). Seu livro Unsayable Music (Leuven University Press, 2014) apresenta reflexões teóricas, críticas e analíticas sobre temas-chave da música contemporânea. Recentemente, editou o livro Sounds from Within: Phenomenology and Practice [Sons de dentro: fenomenologia e prática] (Springer, 2021) e publicou o livro Zwischen Klängen und Apparaten: zur Theorie und Praxis der elektronischen Musik [Entre sons e aparelhos: teoria e prática da música eletrônica] (Rediroma, 2021) Chagas recebeu vários prêmios internacionais, incluindo recentemente a prestigiosa bolsa de pesquisa da Fulbright para um projeto de composição audiovisual em Moscou e Berlim.
https://solo.to/paulocchagas

Date: 
segunda-feira, Novembro 13, 2023 - 14:00