Alexandre Marino

Alexandre Marino

web: Al Revés / Estúdio Arranhador

CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/4167101337663295
Alexandre Marino Fernandez é artista Sonoro, professor, pesquisador e sonoplasta. Mestre em Musicologia pela ECA-USP; pós-graduado em Composição Musical pela Universidade Pompeu Fabra (Barcelona - Espanha); pós-graduado em Educação no Ensino Superior e graduado em Comunicação Social - Rádio e Televisão pela Universidade Anhembi Morumbi. Leciona, desde 2019, na Faculdade Cásper Líbero, no curso de Rádio, Televisão e Internet. Lecionou, entre 2005 e 2019, na Universidade Anhembi Morumbi nos cursos de Rádio, Televisão e Internet e Produção de Música Eletrônica. Artista selecionado para o programa de residência artística LABMIS 2010 (São Paulo - SP) e para o programa Beca Phonos 2008 de apoio ao jovem artista (Barcelona - Espanha). Trabalha com trilhas sonoras para projetos audiovisuais e peças de teatro e com sonoplastia para longas e curtas-metragens. Co-fundador do selo digital Al Revés, por onde produz trabalhos artísticos e atua como curador, engenheiro de gravação, mixagem e masterização. Alexandre Marino Fernandez is a sound artist, professor, researcher and sound designer. Master in Musicology from ECA-USP; postgraduate degree in Music Composition at Pompeu Fabra University (Barcelona - Spain); post-graduated in Education in Higher Education and graduated in Social Communication - Radio and Television at Anhembi Morumbi University. Since 2019, teaches at Faculdade Cásper Líbero. Between 2005 and 2019, has taught at Anhembi Morumbi University. Selected artist for the artistic residency program LABMIS 2010 (São Paulo - SP) and for the Beca Phonos 2008 (Barcelona - Spain). Works with soundtracks for audiovisual projects and theater plays and with sound design for long and short movies. Co-founder of Al Revés netlabel, where produces artistic works and acts as a curator, recording, mixing and mastering engineer.

Pesquisa e Arte

Projeto atual de pesquisa: Minha pesquisa atual está voltada para o uso de exercícios de escuta como ferramentas pedagógicas, em ensino de disciplinas mais técnicas de áudio, disciplinas do som no âmbito audiovisual, mas também em disciplinas mais “comuns”, que podem se beneficiar de uma escuta mais atenta.

Research and Art

Current research project: My current research is focused on the use of listening exercises as pedagogical tools, in teaching more technical audio subjects, sound subjects in the audiovisual field, but also in more “common” subjects, which can benefit from more attentive listening.